terça-feira, 12 de abril de 2011

Grupo POPULART (O Anfitrião)


GRUPO DE ARTES CÊNICAS
Associação Régis Albuquerque Monteiro

O Grupo Populart é um grupo de Artes Cênicas extremamente profissional atuante em Fortaleza e na comunidade do José Walter há 18 anos, onde 70 (setenta) jovens artistas no âmbito de pesquisar e apreender os elementos constituintes do teatro mundial, numa busca contínua de inúmeras possibilidades para a cena das Artes Cênicas cearense.

Com uma representação extremamente forte e atuante dentro da comunidade do José Walter e com um perfil ousado e profissional, o Grupo Populart hoje é o responsável pela a principal montagem da Paixão de Cristo de Fortaleza, tornando-se o maior espetáculo de teatro de grande porte realizado no Ceará com o objetivo de atingir grandes platéias para apreciação de um teatro de qualidade inquestionável, tendo adquirido o respeito da crítica teatral cearense.

Em seu repertório de espetáculos: A Paixão de Cristo de Fortaleza se destaca como o mais expressivo pelo grande número de público (10 mil pessoas durante os dois dias de apresentações). Estamos destacando esta montagem porque trata-se de um espetáculo de teatro de grande porte, e já somos referência nesse gênero e buscamos um aperfeiçoamento ainda maior, ampliando nosso repertório de espetáculos de outros gêneros.

Trabalhos e Prêmios:

Gólgota - Paixão de Cristo de Fortaleza – Premiado nos Editais Ceará da Paixão da Secult em primeiro lugar nos anos de 2008, 2009 e 2010 e Apoio direto da Secultfor – (Funcet) nos anos de 2006 a 2011. (Prêmio Estadual e Municipal)

Reisado – Reisado Cênico – Realizado ao ar livre em cortejo pelas as ruas da comunidade do José Walter, durantes as madrugadas de janeiro.

O Auto de Natal Jesus Nordestino de Todas as Raças, premiado no Edital Ceará Natal de Luz 2009 e 2010 – Espetáculo de temática natalina sobre o nascimento do Menino Jesus Nordestino. (Prêmio Estadual) 
O Mistério da Matinta Pereira (teatro de rua de Cultura Popular) 2006/2007 – Espetáculo sobre um personagem do folclore brasileiro.

Auto de Natal: A Vigília da Noite Eterna, de 2005 com texto de B. de Paiva.

Quadrilha Junina Flor do Ceará (Estilizada), Premiada nos Editais: Ceará Junino de 2009 e 2010 da Secult e Festejos Juninos de 2009 e 2010 da Secultfor. (Prêmio Estadual e Municipal)

Quadrilha Nordestina do Chão Rachado (Tradicional Autêntica), Premiada nos Editais: Ceará Junino de 2008, 2009 e 2010 da Secult e Festejos Juninos de 2007, 2008, 2009 e 2010 da Secultfor. (Prêmio Estadual e Municipal)

Bloco de Pré-Carnaval Cabeça de Touro: Premiado no Edital de Fomento ao Carnaval de Rua de Fortaleza da Secultfor nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011. Tem como tema abordar o maior mito folclórico da comunidade do José Walter, conhecido nacionalmente como bairro dos cornos. (Prêmio Municipal)

Manutenção de Grupos de Cultura Popular Teatro Premiado no Edital das Artes da Secultfor – Funcet 2010 para ser desenvolvido durante o ano de 2011. (Prêmio Municipal)

Festival de Música do José Walter - Premiado no Edital das Artes da Secultfor – Funcet 2010 para ser realizado em julho de 2011. (Prêmio Municipal)

Festival de Natal – Natal de Luz da Secult - Premiado no Edital Ceará Natal de Luz da Secult 2010 para ser realizado em Dezembro de 2010 numa mostra de repertórios de Bois, reisados, lapinhas vivas, autos de natal e presépios vivo. (Prêmio Estadual)

Cine Mais Cultura - Premiado no Edital Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura - Funarte 2010 para exibição de curtas metragens na comunidade do José Walter durante o ano de 2011. (Prêmio Federal)

Coelce e Shopping Benfica – O Grupo Populart mantém uma parceria com a maior empresa privada do Ceará e um dos maiores shopping Center de Fortaleza, para o desenvolvimento do teatro em Fortaleza. (Iniciativa Privada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário