"Sem Carlos Câmara, a história do teatro cearense
seria tão insignificante quanto o mundo sem a cultura grega"
Marcelo Costa*
Teatro Em Primeiro Plano é um dos quatro livros que compõem o box do escritor, diretor e autor teatral, ator, historiador, produtor cultural e professor Marcelo Farias Costa. Os outros três são: Delírio - Uma Trajetória Teatral, que reúne entrevistas, reportagens, depoimentos e diversos textos escritos ou relacionados ao artista; Didascália - Anais do Teatro Cearense, composto basicamente por três listas que abordam o teatro cearense nos séculos XIX e XX, com a cronologia e a ficha técnica de todas as peças apresentadas entre 1830 e 2000; e Trilogia do Desamor & Outros Textos, que contém 6 peças escritas pelo autor nas décadas de 70 e 80.
Teatro Em Primeiro Plano por si só já é, na verdade, uma coletânea. Reúne três livros (Panorama do Teatro Cearense, Roteiro da Dramaturgia Cearense e Carlos Câmara: Mestre das Burletas) e mais dois artigos (Um Teatro Sempre Em Recomeço e Eduardo Campos, Um Autor Em Dois Atos).
Quase todo o material de pesquisa que se encontra neste blog foi retirado do referido livro ou da apostila "Estudos sobre o Dramaturgo Carlos Câmara", gentilmente cedida pelo Professor Marcelo Costa ao Grupo 3x4 de Teatro.
A Marcelo Costa, nossos sinceros agradecimentos pelo esforço de resgaste e registro da história do teatro cearense, bem como por sua inestimável contribuição como artista que sempre manteve o teatro em primeiro plano.
* Em Um Teatro Sempre em Recomeço do livro Teatro Em Primeiro Plano - página 17.
Nenhum comentário:
Postar um comentário